Painel debateu a geração de valor a partir da inovação em saneamento ambiental e reuniu instituições de ciência e tecnologia e operadoras do sistema
As iniciativas de inovação da Sanepar foram apresentadas na terça-feira (19) no 31.º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, pelo gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, que participou do painel Inovação no Saneamento Ambiental: gerando valor, sustentabilidade e competitividade.
Possetti falou que a inovação está intrínseca à missão da Sanepar que é assegurar serviços de saneamento ambiental de forma sustentável e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Segundo o gerente, os investimentos permanentes em pesquisa, desenvolvimento e inovação garantem vantagens competitivas e estratégicas à Companhia, que se destaca dentre as empresas do setor por sua capacidade de inovar e, ao mesmo tempo, responder com agilidade e habilidade as mudanças do mercado.
Essa característica da Companhia se faz necessária no atual cenário, com o novo marco legal de saneamento, que levou o Governo do Estado a ampliar a atuação da Sanepar, por meio da lei 20266/2020, permitindo inclusive que preste serviços de água e esgoto no exterior. “Essa atualização torna a Companhia mais competitiva”, afirmou o gerente.
As iniciativa inovadoras da Sanepar visam o aprimoramento de seus processos, antecipando-se a demandas futuras. São desenvolvidas ações voltadas ao tratamento de águas urbanas; ao tratamento avançado da água; a microgeração hidroenergética; ao uso de energia solar em sistema de captação de água; à recuperação energética do biogás; ao uso alternativo do lodo; em sistemas sustentáveis para municípios de pequeno porte; ao reúso de água, a passagem de fibras óticas em redes, a adaptação às mudanças climáticas; entre outros. A estrutura de inovação da Companhia tem possibilitado, inclusive, o uso de ferramentas tecnológicas no enfrentamento da crise hídrica que afeta o Paraná, como a semeadura de nuvens para indução de chuvas localizadas.
Gustavo também destacou a importância das parcerias estratégicas, nacionais e internacionais, e apresentou o Programa de Inovação Aberta em Saneamento Ambiental (Sanepar Startups) que está com inscrições abertas para seleção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor de água e saneamento ambiental. Serão destinados R$ 1,5 milhão para os projetos selecionados. O programa é realizado em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).
Participaram do painel o gerente do Departamento de Química, Materiais e Saneamento da Finep, Henrique do Vale, o diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Iguá Saneamento, Eder Sá Alves, Campos, e o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo de Almeida Galvão.